Foi retirado na manhã desta segunda-feira (18) um veículo furtado da marca Mercedes-Benz, modelo Classe A 160, que estava atolado na orla de Capão da Canoa, no Litoral Norte. O carro amanheceu abandonado e parcialmente submerso no último sábado (16).
O trabalho de remoção do veículo só foi possível devido ao recuo do mar. Durante todo o final de semana, a maré alta impossibilitou o uso de máquinas na orla. A retirada ocorreu entre 8h30min e 10h30min, e envolveu quatro funcionários da prefeitura de Capão, escavadeira e guincho. A extração foi acompanhada pela Patrulha Ambiental (Patram) e pela Brigada Militar.
— Foi um trabalho complexo, e o carro está totalmente avariado. Foi abandonado com vidros e uma porta aberta. Temos vídeos que mostram que ondas passaram por cima dele. Tivemos de fazer uma contenção com a areia, em volta do carro, uma espécie de dique, para as ondas não atrapalharem o serviço — explica o secretário de Obras da cidade, Ricardo Matos.
Levado para a delegacia de Capão da Canoa para que depois possa ser devolvido aos donos, o veículo pertence a um casal de idosos de Torres, onde foi registrada uma ocorrência por furto em 13 de outubro. O carro não tinha seguro.
As vítimas, que moram na Praia de Santa Helena, alugaram um imóvel para outro casal, que pagou diárias adiantadas. De acordo com o delegado de Torres, Juliano Aguiar, que fará a investigação do caso, os inquilinos conquistaram a confiança deles e pediram o veículo emprestado, com a justificativa de que precisavam levar dinheiro para a obra de um imóvel que estariam construindo. No mesmo dia do empréstimo, as vítimas procuraram a polícia.
Por enquanto, ainda não se sabe o trajeto do veículo até a praia de Capão. De acordo com a polícia, o ponto da orla onde o veículo foi encontrado não tem câmeras de segurança. O crimes investigados são de furto mediante fraude e estelionato. A polícia já tem fotos dos possíveis suspeitos e aguarda o reconhecimento do casal na delegacia de Torres.