O Juizado da Infância e da Juventude de Osório, no Litoral Norte, decretou nesta sexta-feira (17) a internação provisória de um adolescente de 15 anos suspeito de matar outro jovem no município. Ele havia sido apreendido na quinta (16) pela Polícia Civil.
Na manhã de quinta, familiares de um adolescente de 13 anos registraram ocorrência de desaparecimento. Segundo o delegado João Henrique Gomes, titular da 1ª DP de Osório, por volta das 17h, um dos parentes encontrou o corpo às margens da Lagoa do Orácio, na área de uma jazida de areia próxima à Estrada do Mar (BR-389).
— Nas nossas diligências preliminares, chegamos à autoria, esse outro adolescente de 15 anos. Ele foi apreendido e, em depoimento com a presença da mãe e de um advogado, confessou o crime diante das evidências que mostramos. E hoje (sexta), saiu a decisão de internação provisória — conta o delegado.
Segundo ele, outra pessoa participou do crime. Ela já tem mais de 18 anos e foi identificada, devendo ser presa nas próximas horas. A vítima foi morta com um tiro na cabeça.
O adolescente deverá responder por ato análogo ao homicídio qualificado. Segundo o delegado, a motivação para o assassinato foi "insignificante", mas ainda não pode ser revelada para não interferir nas investigações.
— Foi uma situação bem incomum, anormal. Eles não têm antecedentes criminais, não têm vinculação com facções criminosas. O caso nos chamou atenção mesmo — comenta o policial.