Uma ação da Polícia Civil de Viamão prendeu sete suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, extorsão e também com a expulsão de moradores do Jardim Castelo, na Vila Augusta, em Viamão, na Região Metropolitana. A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira (22) e contou com 80 policiais.
Além do grande contingente de policiais, um helicóptero da Polícia Civil participou das buscas. De acordo com o delegado Júlio Fernandes Neto, da 2ª Delegacia de Polícia de Viamão, eles se apresentam como uma "solução para a comunidade", buscando suprir necessidades de uma determinada região.
— A facção tem um modus operandi bastante característico. Ela chega em uma comunidade dizendo que vai ajudar. Mas depois, expulsam moradores das melhores residências daquele bairro e estabelecem pontos de tráfico. E obrigam a comunidade a ser conivente com a facção, algo que não se resume ao tráfico, como uso dos locais, cobrança de taxa de segurança — disse o delegado.
Conforme a Polícia Civil, as pessoas detidas se apropriaram, inclusive, da casa onde funcionava uma associação comunitária dos moradores da Vila Castelo na região.
Segundo a investigação, a facção atua em mais pontos da Região Metropolitana. Os líderes do grupo, ou estão foragidos, ou são detentos. O número de casas requisitadas e tomadas pela quadrilha não foi revelado. Além das prisões, os policiais apreenderam quantidades de drogas como maconha e cocaína e dinheiro fracionado, situação característica em casos de tráfico de entorpecentes.