Uma jovem de 19 anos, que estava de aniversário na segunda-feira (15), está em estado grave no Hospital Cristo Redentor. Ela era a carona de uma das duas motos atingidas por um veículo Fiesta Vermelho no bairro Jardim Itu-Sabará, na zona norte de Porto Alegre. O condutor da segunda moto, Ruan Pereira Fernandes, 26 anos, morreu no local do acidente. O outro motociclista também está hospitalizado. Duas pessoas, que estão detidas, haviam roubado o carro momentos antes e estavam fugindo de uma viatura policial.
De acordo com o hospital, a paciente de 19 anos está em estado grave e com instabilidade, necessitando de ventilação mecânica. Um novo boletim médico deve ser divulgado ainda nesta terça-feira (16). Ela estava na moto conduzida por outro jovem de 19 anos, que também está no Cristo Redentor. Ele segue em observação e está em estado regular.
Segundo o boletim de ocorrência, dois ladrões roubaram um carro na Avenida Saturnino de Brito pouco antes das 22h de segunda. Como a polícia foi acionada rapidamente, eles foram localizados e houve perseguição de uma viatura da Brigada Militar. Na esquina da Avenida Alberto Pasqualini com a Rua Louvre, ocorreu a colisão.
Os dois jovens foram socorridos rapidamente. Fernandes também recebeu socorro no local, mas não resistiu aos ferimentos. Até as 14h, a Central de Óbitos de Porto Alegre não tinha informação sobre o sepultamento.
Segundo a Polícia Civil, os dois ladrões foram detidos após a colisão do automóvel com as duas motos. Um deles, de 34 anos, com antecedentes criminais por tráfico de drogas, receptação e roubo, foi baleado e também está internado no Cristo Redentor. Sob custódia, ele está em estado de saúde regular, com ferimentos de tórax, bacia e face. O outro envolvido é um adolescente de 17 anos que foi apreendido e encaminhado para a Divisão da Criança e Adolescente (DCA).
Investigação
O caso será investigado pela Delegacia de Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Segundo o diretor substituto, delegado Marcus Viafore, serão investigados o roubo do carro e o homicídio, junto com as duas tentativas de homicídio. Dependendo da apuração, depoimentos de testemunhas e provas, pode ser um caso de homicídio qualificado ou então pode ser um caso só, vinculando o segundo crime ao primeiro. Nesse caso, a investigação seria de latrocínio (roubo com morte). No entanto, Viafore aguarda que o flagrante seja enviado ao Deic para iniciar as oitivas e verificar todos os detalhes da apuração.