O governo do Rio Grande do Sul publica ainda nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial do Estado, o chamamento de 450 novos servidores para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Serão 400 agentes penitenciários e 50 agentes penitenciários administrativos, que devem começar a atuar até julho, passados os prazos legais para posse e exercício, e após o curso de formação.
Conforme a Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen), a convocação dos novos agentes penitenciários cumpre o cronograma do governo para garantir a reposição de servidores aposentados.
Esse é quinto chamamento após o concurso realizado em 2017 para preencher vagas na Susepe, seleção que vence no segundo semestre deste ano.
O secretário de Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, afirma que novos chamamentos de servidores ocorrerão "na medida da necessidade", assim que novas unidades prisionais forem inauguradas.
- Devemos chamar possivelmente o saldo de aprovados do concurso atual para atuar no Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), que deve ser inaugurado no fim deste ano. A partir de 2022, teremos também novas cadeias públicas – destacou.
Nugesp
A Secretaria da Administração Penitenciária prevê inaugurar até o fim deste ano o Nugesp, em Porto Alegre. A estrutura deve ajudar a desafogar a ocupação de delegacias, funcionando como uma espécie de “local de passagem” para presos na Região Metropolitana.