O morador de uma casa na Rua Antônio Carlos Lopes, no bairro Medianeira, em Porto Alegre, matou a tiros um homem que invadiu a residência pouco antes da 1h desta terça-feira (5). De acordo com o 1º Batalhão da Brigada Militar, ele teria chegado ao local anunciando um assalto.
O dono da casa, de 53 anos, contou aos policiais que estava na sala, mexendo no computador, quando se deparou com o indivíduo já na porta. Ainda conforme o relato, teria havido uma conversa entre os dois, quando o criminoso, usando uma faca, fez ameaças.
O morador conta ainda que pediu para o bandido largar a faca, mas o homem o atacou. O dono do imóvel então pegou uma pistola Glock .380 e disparou três vezes.
O invasor conseguiu fugir, mesmo baleado, pulando o portão da residência. O corpo dele foi encontrado sem vida a cerca de 30 metros do local. O homem ainda não foi identificado.
Foi o morador quem acionou a polícia e entregou a faca que teria sido usada pelo criminoso. Para a delegada Fernanda Generali, o morador agiu em legítima defesa.
— É tentativa de roubo à residência, e a vítima reagiu em legítima defesa. O morador não foi preso em flagrante. Entendi que, pelas circunstâncias, está caracterizada a legítima defesa e o delegado titular vai analisar se haverá um posterior indiciamento ou não — disse a delegada, plantonista da 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento da Capital (2ª DPPA).
O morador contou à BM que a casa já havia sido assaltada pelo mesmo criminoso em outro episódio. Na madrugada de 24 de dezembro, véspera do Natal, o homem teria furtado objetos em uma peça anexa à residência.
Segundo a Polícia Civil, o morador tem porte de armas. Ele é funcionário público, atirador profissional e competidor de tiros. O caso será investigado pela 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre.