Reportagem exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (25), mostra imagens da embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu Mauro, agredindo fisicamente uma empregada doméstica dentro da residência diplomática, em Brasília. Os vídeos foram usados como provas em denúncia feita no final de agosto.
Protegida pelos muros da embaixada, que está localizada a menos de dois quilômetros do Palácio do Planalto, a diplomata agredia repetidamente uma empregada doméstica de 51 anos — cuja identidade não foi revelada. A vítima também é filipina, chegou ao Brasil em 2018 e trabalhava na residência oficial da embaixadora, que fica nos fundos do prédio principal.
As agressões foram registradas pelo circuito interno e vistas por um funcionário, que não quis se identificar. Nas imagens, é possível ver Marichu dando tapas no rosto da empregada, puxando as orelhas da mulher e batendo na funcionária com um guarda-chuva.
— A primeira agressão foi assustadora. Imagina? Eu não consegui acreditar nisso. (...) Ela pode ser uma pessoa horrível, mas eu não achava que chegava a esse ponto — disse uma testemunha em entrevista à TV Globo.
O Ministério Público do Trabalho abriu inquérito para apurar o caso. A empregada saiu do país na última semana.
O Fantástico diz ter procurado Marichu e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em busca de posicionamentos sobre o caso, mas a embaixadora das Filipinas e o órgão brasileiro não responderam à reportagem.