Uma força-tarefa com cerca de 200 policiais realizou, na manhã desta quinta-feira (10), a chamada Operação Centurião em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e em quatro presídios do Estado.
O alvo é uma facção criminosa, que tem base no Vale do Sinos, envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos e ameaças na região. São 38 mandados de prisão sendo cumpridos.
O delegado Ênio Tassi, da Delegacia de Repressão às Atividades Criminosas Organizadas (Draco) de Uruguaiana, destaca que 14 pessoas foram presas preventivamente e que 11 mandados de prisão foram cumpridos em casas prisionais do município e de Charqueadas, Montenegro e Porto Alegre — no Presídio Central. Houve mandados também em Novo Hamburgo.
Em oito meses de investigação, Tassi diz que as polícias, em várias ações específicas, somaram mais de R$ 3 milhões apreendidos em drogas, armas, dinheiro e bens do grupo criminoso.
— Somente a nossa delegacia, ao aprender armas, veículos e demais bens dos suspeitos, apreendeu nesse período de oito meses cerca de R$ 1,5 milhão — ressalta Tassi.
Além da Polícia Civil, participam da operação Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança.