O ataque a uma agência bancária do Sicredi em Itati, no Litoral Norte do Estado, nesta sexta-feira (11), teria sido executado em poucos minutos por três suspeitos, que acabaram sendo mortos em confronto com a Brigada Militar, horas depois da ação. Reféns não ficaram feridos.
A ação teria começado por volta das 13h, quando os criminosos chegaram na agência. Segundo relatos repassados a Polícia Civil, um vigilante foi rendido na entrada do local. Dentro do estabelecimento, os três criminosos anunciaram o assalto e obrigaram uma funcionária a abrir o cofre da agência. O dinheiro dos caixas eletrônicos também foi levado. A ação teria durado cerca de 20 minutos.
Para deixar o local, os criminosos fizeram um cordão humano e fugiram em um Ford Ka branco, levando três reféns, incluindo o gerente do local.
— Foi um assalto típico da modalidade de novo cangaço, como chamamos, em que os criminosos rendem as pessoas e fazem cordão humano para tentar sair do banco sem entrar em confronto com os policiais — afirmou o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), tenente-coronel Douglas da Rosa Soares.
Pouco depois, os reféns foram liberados e o trio abandonou o veículo.
— Foi um susto grande, apavorante. (Na estrada) Tem umas curvas fechadas, parecia que o carro ia se perder. (Quando nos liberaram) Eles só disseram para seguirmos andando, sem olhar para trás. Não deu nem para ver para onde foram — descreveu Valdeci da Silva de Aguiar, que foi levado pelos bandidos na fuga.
O carro foi localizado pelo batalhão de aviação da Brigada Militar. Próximo dali, em uma região de mata, os três homens também foram encontrados.
— Nós começamos a fazer o cerco na mata e iniciamos o patrulhamento. A equipe se deparou então com os assaltantes, que investiram contra os policiais, que responderam — disse o comandante do BOPE.
Os três homens morreram no local. A perícia foi acionada. A identificação dos suspeitos ainda será verificada pelo Instituto Geral de Perícias. Os policiais não ficaram feridos.
No local onde o trio foi localizado, foram encontrados, segundo a polícia, três fuzis, uma pistola, um revólver e uma quantia em dinheiro — o valor não foi divulgado. De acordo com o delegado de Terra de Areia, que atende a região de Itati, Adriano Koehler Pinto, também foi encontrado um "kit de sobrevivência", com alimentos e remédios.
O caso será repassado ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) , que ficará com a investigação.