Segurança

Região Metropolitana

Suspeito de integrar grupo neonazista em Canoas é investigado por ameaças a policial

Homem, com vários antecedentes criminais, participava de encontros e festas que faziam apologia ao nazismo

Cid Martins

Enviar email

 

Polícia Civil / Divulgação
Polícia Civil cumpre um mandado judicial de busca na casa do suspeito e apreende material de apologia ao nazismo

A Polícia Civil já investigava há alguns meses um grupo de neonazistas em Canoas por realizar encontros musicais, festas clandestinas e reuniões com apologia ao regime adotado na Alemanha no século passado. Mas, durante o trabalho de apuração da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), um dos agentes passou a ser ameaçado pelas redes sociais por um dos suspeitos.

Um inquérito foi instaurado, e a Justiça autorizou mandado de busca na casa dele.

O delegado Marco Antônio de Souza, responsável pelo caso, diz que não pode repassar muitos detalhes sobre a primeira investigação porque o trabalho ainda prossegue, mas revela que os encontros continuavam ocorrendo mesmo durante o período de distanciamento social e envolvia várias pessoas.

Segundo ele, se informar mais detalhes, o trabalho será ainda mais prejudicado. Isso porque um homem de 24 anos que integraria o grupo extremista — o nome dele não será divulgado até o final do inquérito — desconfiou da ação policial e passou a fazer ameaças a pelo menos um agente.

As mensagens via redes sociais não foram divulgadas. Souza diz que elas foram usadas como provas.

Apesar de ter indeferido pedido de prisão feito pela polícia, a Justiça concedeu mandado de busca na casa do investigado. Na terça-feira (25), foram apreendidos vários materiais de informática com apologia ao nazismo. Os agentes da Core também procuraram por armas, mas  não localizaram.

Polícia Civil / Divulgação
Ameaças foram feitas pelas redes sociais

O suspeito tem antecedentes criminais por ameaça, porte ilegal de arma, lesão corporal, dano ao patrimônio público, perturbação da tranquilidade, violência doméstica e posse de drogas. Souza diz que agora ele vai responder também pela ameaça ao policial e por coação durante o processo de investigação.

A Core segue investigando os demais integrantes do grupo neonazista de Canoas em busca da identificação de todos os integrantes.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Estúdio Gaúcha

22:00 - 00:00