O Presídio Estadual de Frederico Westphalen foi interditado devido a casos de coronavírus e está sem receber novos presos desde o início da semana. A decisão foi tomada pelo juiz Alejandro César Rayo Werlang, da 1ª Vara Judicial e responsável pela Execução Criminal na comarca do município.
Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), nove detentos testaram positivo para covid-19, mas estão assintomáticos. São presos que haviam sido encaminhados de delegacias e, assim que entraram no presídio, foram testados.
Na decisão judicial, tomada no último dia 9, o juiz diz que há a informação de 10 apenados que tiveram diagnóstico positivo. Ele levou em consideração que há um surto no local e que a doença é de “fácil e rápida propagação”, em especial “em ambientes fechados e com grande número de pessoas, como no presídio local, em que há superpopulação carcerária”.
Conforme a Susepe, os presos seguirão em isolamento por 14 dias em celas separadas, assim como todos que recém-ingressaram no local. Os demais permanecem nas celas onde estavam.
O local abriga 162 detentos. Com a interdição, novos presos estão sendo encaminhados para outras casas prisionais, segundo o magistrado.