Um tiroteio foi registrado na manhã desta quinta-feira (4) às margens de uma das rodovias mais movimentadas da região metropolitana de Porto Alegre. Um grupo de criminosos entrou em confronto com a Brigada Militar (BM) próximo à BR-116, após atacar uma agência do banco Santander em Canoas.
Os criminosos chegaram encapuzados ao local, na esquina das avenidas Getúlio Vargas com Almirante Barroso, no bairro Niterói, pouco antes das 8h. Eles renderam o gerente e o vigilante, que chegavam para trabalhar, e entraram na agência.
Outros funcionários também foram rendidos. Pelo menos dois dos criminosos portavam armas longas.
A BM recebeu alerta de um ataque a banco, mas a agência informada ficava em outro endereço. No deslocamento, contudo, a viatura — com apenas um PM — acabou se deparando com a ação criminosa.
Houve troca de tiros. Testemunhas afirmaram que o automóvel da polícia foi atingido por disparos e que um policial teve escoriações leves devido aos estilhaços do vidro, o que foi negado pelo comandante da BM de Canoas.
— Nem mesmo um único disparo deles atingiu nossa viatura. Os disparos que aparecem no vidro dianteiro foram efetuados pelo PM contra os criminosos — declarou o Comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Canoas, tenente coronel Jorge Dirceu Filho.
Em seguida, os criminosos quebraram a porta de vidro da agência com tiros e conseguiram escapar, levando arma e munição do vigia. Na fuga, usaram um Gol branco e roubaram um Ettios, que foi abandonado. Na sequência, abandonaram o segundo carro e roubaram um Gol vermelho, que também foi abandonado. Um Fit que passava pela BR-116 e um caminhão que estava próximo também foram atingidos por tiros.
Policial envolvido na troca de tiros fala sobre ocorrência:
A BM faz buscas na região com apoio aéreo. De acordo com o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Canoas, tenente-coronel Jorge Dirceu Filho, já há informações sobre os criminosos.
A Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) esteve no local e também iniciou os trabalhos. Conforme o delegado João Paulo de Abreu, serão analisadas as imagens de câmeras de segurança.
— Vamos analisar as imagens. Mas elas mostram mais a dinâmica do que ajudam a identificar os assaltantes. Pode ser um grupo que já agiu em outras oportunidades.
O soldado da BM envolvido na troca de tiros e o gerente do banco foram levados à delegacia para o registro da ocorrência. Em relação à presença de apenas um brigadiano na viatura, o tenente-coronel Dirceu explica que essa tática faz parte da Operação Visibilidade da BM.
— Ele circula próximo das passarelas na Avenida Getúlio Vargas. Mas, mesmo ele estando sozinho, existem outras guarnições dando apoio na região — justifica o comandante.
A agência do Santander foi isolada para a perícia e não deve funcionar nesta quinta-feira. A polícia pede para que, quem tenha informações ligue para o 0800-510-28-28.