A prefeitura de Porto Alegre e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) firmaram nesta sexta-feira (29) um acordo de cooperação técnica para compartilhar imagens de câmeras de videomonitoramento. A expectativa é de que ações criminosas possam ser evitadas, e não só na Capital, mas também em estradas da região. A parceria terá vigência de 60 meses, a contar da assinatura do documento.
A PRF tem 15 equipamentos na Região Metropolitana e vai dividir também os sistemas de videomonitoramento que hoje vigiam o tráfego de veículos em direção à Capital, ou saindo dela. Já a Capital tem 200 câmeras de identificação de placas de carros, com a previsão de chegar a 350 ainda este ano. Essa estrutura garante o acompanhamento de 850 mil veículos por dia na cidade.
Foi acertado nesta sexta intercâmbio dessas informações pra identificar e acompanhar eventuais suspeitos de crimes ocorridos ou que possam ser praticados. A PRF também doou 15 pistolas Taurus, modelo PT100, e 40 carregadores para a prefeitura. Essas armas possuem de seis a 24 anos de utilização em atividade policial.
— Essa é mais uma cooperação estabelecida entre a PRF e a prefeitura de Porto Alegre. Os armamentos que estão sendo doados ajudarão a Guarda Municipal na sua atuação de apoio à segurança pública. A parceria entre instituições públicas sempre resulta na ampliação da nossa eficiência e na potencialização dos resultados — afirmou o superintendente regional da PRF, Luís Carlos Reischak Júnior.