A Polícia Civil localizou no início da madrugada deste sábado (16) o corpo de Gabriele Wilbert, 23 anos, moradora de Araricá, no Vale do Sinos. A jovem, estudante de Educação Física, estava desaparecida há uma semana. O corpo foi encontrado em uma cova aberta, em uma área de mata nas proximidades da Prainha Dourada, em Sapiranga.
Segundo o delegado Fernando Pires Branco, responsável pela investigação do caso, um homem de 25 anos confessou a autoria do crime, alegando que tinha um envolvimento amoroso com a vítima e que e a matou por ciúmes, com um tiro na cabeça. O caso é investigado como feminicídio.
A jovem foi vista pela última vez no dia 8 deste mês, em um posto de combustível, às margens da RS-239, em Sapiranga. Conforme as investigações e o acesso às imagens das câmeras de monitoramento do estabelecimento, a vítima embarcou em um Peugeot 206. A polícia então localizou o dono do veículo, que prestou depoimento na última terça-feira e negou qualquer envolvimento no caso.
Durante a semana, conforme o andamento da investigação, a prisão preventiva do suspeito foi decretada. Quando encontrado e detido pelos policiais, na última sexta, o homem confessou o crime e revelou o local onde havia enterrado o corpo da jovem. O homem, que não possuía antecedentes criminais, está preso na Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo. Nos próximos dias deverá ser transferido para o Presídio Central.
O desaparecimento de Gabriele mobilizou a cidade de Araricá durante a última semana. Nas redes sociais, amigos, familiares e pessoas que acompanharam de perto a busca pela jovem lamentaram o desfecho da investigação.
Para denunciar casos de violência contra a mulher use o Disque 100 ou contate o Disque-Denúncia pelo telefone 181. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas e a Defensoria Pública.