Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, foi transferido nesta quarta-feira (15) para o Rio Grande do Sul e encaminhado à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Detido desde 2018 no Paraná, após ter fugido, um ano antes, do regime semiaberto gaúcho, ele havia sido liberado pela Justiça por fazer parte do grupo de risco do coronavírus. Contudo, uma nova decisão impediu a prisão domiciliar.
Por meio de uma força-tarefa das secretarias de Administração Penitenciária (Seapen) dos dois Estados e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Papagaio saiu de presídio paranaense na manhã desta quarta-feira e chegou a Porto Alegre, no hangar da Brigada Militar, por volta do meio-dia em um avião da própria corporação. Depois foi escoltado até Charqueadas, onde seguirá em regime fechado à disposição do Poder Judiciário.
O secretário Cesar Faccioli, titular da Seapen do RS, diz que o apenado retornou para o sistema prisional gaúcho pelo fato de que uma decisão da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, do dia 31 de março deste ano, determinou que ele continuasse detido por ter um saldo de pena a cumprir. A decisão foi do juiz Sidinei Brzuska.
Anteriormente, o juiz Vancarlo André Anacleto, da 2ª Vara Criminal de Bento Gonçalves, mandou para casa o assaltante de bancos e carros-forte para cumprir pena em prisão domiciliar devido ao risco de contaminação pela covid-19. Segundo decisão, o réu já havia passado por cirurgia devido coagulação pulmonar, inclusive com parada respiratória e ficando entubado. Para o juiz, o apenado ficaria mais suscetível à infecção se continuasse encarcerado. Mesmo assim, enquanto a questão era discutida, o Departamento Penitenciário paranaense manteve o preso no Estado, na cidade de Piraquara, até a decisão pela transferência dele para a Pasc.
Papagaio
Assaltante de bancos e carros-fortes, Papagaio ficou conhecido por ser o primeiro preso a fugir da Pasc. Ele estava preso no Paraná desde 11 de setembro de 2018, quando foi recapturado em Agudos do Sul com quatro fuzis.
Na época, ele estava foragido do sistema penitenciário do Rio Grande do Sul. A polícia também apreendeu em uma residência coletes balísticos, toucas ninja, miguelitos e veículos. A suspeita é de que ele e outros investigados pudessem praticar algum roubo.
Histórico de Papagaio
- 1999 — Fugiu da Pasc
- 2000 — Preso novamente no regime fechado
- 2004 — Foi para o semiaberto por decisão judicial
- 2005 — Retornou para o fechado
- 2006 — Progrediu para o semiaberto em junho, fugiu em agosto e foi recapturado em novembro
- Setembro de 2007 — Voltou para o regime fechado por decisão judicial, mas progrediu novamente para o semiaberto
- Outubro de 2007 — Fugiu do semiaberto e foi recapturado dias depois e retornou para o fechado
- 2010 — Voltou para o semiaberto e fugiu no mês de abril. Foi recapturado no dia 24 de dezembro e permaneceu preso desde então
- 2017 — Foi beneficiado com progressão de regime em setembro e fugiu em dezembro
- 2018 — Foi preso no dia 11 de setembro no município de Agudos do Sul, no Paraná