Pelo menos 30 vítimas do assalto ao restaurante mexicano Pueblo, ocorrido na noite da sexta-feira (28), no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, já procuraram a Polícia Civil para fazer ocorrência.
O caso está sendo investigado pela 8ª Delegacia da Polícia Civil, da Capital, que já está analisando imagens e que fez buscas ao longo do final de semana a partir da localização informada pelo rastreador de celulares.
Dois assaltantes ingressaram no restaurante, mas a polícia investiga a participação de um terceiro criminoso, que teria ajudado na fuga. A dupla estava com o rosto descoberto, usando apenas capuz. A polícia vai avaliar a possibilidade de fazer retrato-falados dos suspeitos. A delegada Andrea Magno, responsável pela investigação, pede que se houver mais vítimas, elas procurem o quanto antes a delegacia para fazer o registro do roubo.
O ataque ocorreu por volta das 22h da sexta-feira, quando cerca de 60 pessoas estavam no estabelecimento, mas apenas uma parte dos clientes teria sido vítima. A dupla de assaltantes rendeu o segurança do restaurante, que fica na Avenida Ijuí, e obrigou clientes a entregarem celulares, carteiras, bolsas e até relógios. Do cofre do Pueblo foram roubados cerca de R$ 2 mil. O responsável pelo restaurante informou que em 15 anos de funcionamento nunca havia ocorrido assalto no local.
Os criminosos chegaram a questionar se havia alguém armado no local e implicaram com um cliente que usava roupa preta, questionando se ele era policial, segundo contou o vereador Valter Nagelstein (MDB), que estava no Pueblo com a família. Nagelstein relatou em suas redes sociais o drama de ver o filho de oito anos com as mãos para cima enquanto um dos assaltantes recolhia objetos dos clientes.
Para GaúchaZH, o parlamentar relatou ainda que o caçula, depois do susto e de ter chorado, achou curioso os criminosos, antes de fugirem, terem agradecido a "colaboração" das vítimas que entregaram seus pertences. Pelo menos uma cliente chegou a ser agredida com um tapa nas costas porque não teria entendido que se tratava de um assalto.
Conforme a delegada Andrea, imagens de câmeras de segurança de ruas da região já estão sendo analisadas. Já o HD com imagens internas do restaurante não estava funcionando. Técnicos vão verificar se é possível resgatar eventuais imagens no equipamento. Andrea também confirmou que buscas aos suspeitos já foram feitas desde a sexta-feira.
Ainda na noite do assalto, a polícia esteve no bairro Rubem Berta, já que rastreadores de celulares roubados apontavam como localização dos aparelhos aquela região. No sábado, houve ação policial em outro bairro, mas que a polícia prefere não identificar para não atrapalhar as investigações.
Quem tiver informações sobre os suspeitos, pode repassar para a 8ª DP pelo telefone 3334-3601 (atendimento é de 24 horas, mas nos finais de semana a delegacia fecha em horário de almoço e jantar e em dias úteis, apenas no período do jantar).