Entre os clientes de um restaurante assaltado na noite desta sexta-feira (28) em Porto Alegre está um casal que atualmente reside no Canadá. Gustavo Furtado de Souza, 41 anos, e Solange Bender, 40 anos, saíram do Brasil por medo da insegurança, mas acabaram sendo vítimas ao retornarem para visitar parentes. O crime aconteceu no mexicano Pueblo, na Avenida Ijuí, no bairro Petrópolis, na Zona Leste.
— Agora é correr atrás para refazer tudo. O passaporte está em casa, mas identidade e cartões, além do celular, foram levados. A gente saiu do país por medo da violência. Morando fora, a gente acaba não pensando mais nessas coisas, nunca ia imaginar algo assim — relatou Souza, logo após o roubo.
Por volta das 22h, dois homens, um deles armado, anunciaram o roubo. Na ação, os bandidos renderam cerca de 60 pessoas dentro do restaurante. No assalto, que durou cerca de 20 minutos, os criminosos levaram dinheiro, celulares e outros bens pessoais das vítimas. O valor do caixa do local, cerca de R$ 2 mil, também foi roubado. Logo depois, os criminosos fugiram em um Fiat Cronos.
Uma cliente, que preferiu não ser identificada, contou que foi agredida com um tapa. A mulher relatou que estava conversando com o marido no momento e demorou a compreender que se tratava de um assalto.
— Eles entraram e disseram para baixar a cabeça, mas eu não ouvi. Então ele me deu um tapa com força nas costas — disse a vítima, que teve a bolsa com celular e documentos levada.
O proprietário do restaurante relatou que esse foi o primeiro roubo em 15 anos e que o estabelecimento conta com segurança, mas ele também foi rendido pelos assaltantes. As imagens das câmeras de segurança do restaurante devem ser analisadas pela polícia para tentar identificar os ladrões.