Clientes do restaurante mexicano Pueblo, na Avenida Ijuí, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, foram assaltados na noite desta sexta-feira (28). De acordo com a Brigada Militar, os criminosos levaram dinheiro, celulares e outros bens pessoais.
O assalto aconteceu pouco depois das 22h. Cerca de 60 pessoas estavam no local no momento, mas apenas um grupo de 30, que estava na parte da frente do restaurante, foi assaltada. Dois homens anunciaram o roubo e renderam as pessoas que estavam jantando no estabelecimento. Pelo menos um deles estava armado. A ação durou cerca de 20 minutos.
Uma das clientes que havia acabado de jantar afirmou que foi agredida por um dos homens.
— Eu demorei para entender o que tava acontecendo, estava conversando com meu marido. Eles entraram e disseram para baixar a cabeça, mas eu não ouvi. Então ele me deu um tapa com força nas costas — disse uma mulher que preferiu não se identificar.
Ela teve a bolsa com documentos e o celular levados:
— Mas a minha vida toda tava ali, na bolsa, contato de trabalho, clientes, tudo.
O casal Gustavo Furtado de Souza, 41, e Solange Bender, 40, que mora no Canadá, estava no local. Brasileiros, eles estão no país para visitar parentes. Na ação, tiveram documentos e pertences levados.
— Agora é correr atrás para refazer tudo. O passaporte está em casa, mas identidade e cartões, além do celular, foram levados. A gente saiu do país por medo da violência. Morando fora, a gente acaba não pensando mais nessas coisas, nunca ia imaginar algo assim — diz Souza.
— Eles renderam todo mundo, mandaram baixar a cabeça e foram passando pelas mesas da frente. Eu consegui esconder meu celular, mas o do meu marido levaram. É algo horrivel, uma sensação de insegurança total — afirma outra cliente, Rejane Rhoden Bresolin, 43 anos.
O valor do caixa do local, cerca de R$ 2 mil, também foi levado. As imagens das câmeras de segurança do restaurante devem ser analisadas, segundo um responsável pelo estabelecimento, que preferiu não se identificar.
— Em 15 anos, nunca tinha sido assaltado. A gente trabalha com segurança aqui, mas ele foi rendido — disse o homem responsável pelo estabelecimento.
Logo depois, os criminosos fugiram em um Fiat Cronos, antes da chegada da polícia. A Brigada Militar faz buscas pelos bandidos no entorno. Segundo os agentes, não houve troca de tiros.
*colaborou Luís Felipe dos Santos