Para garantir a segurança de moradores que foram removidos do entorno do aeroporto Salgado Filho, para ampliação da pista, a Fraport doou nesta segunda-feira (9) seis viaturas para a Brigada Militar.
Foram entregues duas motos Honda XRE 300, dois furgões Fiat Ducato — que são usados como base para atendimento à população — e duas caminhonetes Fiat Toro. O valor da doação contabiliza cerca de R$ 650 mil.
Conforme a companhia, a doação foi feita para intensificar o policiamento na Vila Timbaúva, no bairro Mario Quintana, para onde a maior parte das famílias retiradas da Vila Nazaré, no entorno do aeroporto, foi levada. A remoção dos moradores ocorre para que as obras de ampliação da pista do Salgado Filho sejam concluídas.
— Havia receio por parte dos moradores (da Vila Nazaré) de se mudarem, porque existem quadrilhas de traficantes nas duas regiões, que são diferentes, o que poderia gerar algum conflito. Dessa forma, iremos reforçar a segurança no local. O serviço será feito durante o tempo que for necessário — explicou o tenente-coronel Fernando Gralha Nunes, comandante do 20ºBPM, que recebeu as viaturas.
— Um dos problemas que as famílias nos passaram é que o local para onde vão não é seguro. Então, nos reunimos com a secretaria de Segurança do governo e essa foi uma das formas que encontramos para dar a esses moradores uma forma de se sentirem mais seguros para recomeçarem — afirmou a presidente da Fraport, Andreea Pal.
Segundo ela, uma lista de melhorias foi idealizada pela companhia, e sua implementação vem sendo avaliada. Um dos projetos seria a construção de uma delegacia de polícia no bairro.
O coordenador da área institucional do gabinete do vice-governador e secretário de Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Júnior, Juarez Hampel, esteve na cerimônia e agradeceu o "empenho" da empresa.
— Aqui, vemos um investimento que irá transformar o potencial do Rio Grande do Sul: a ampliação da pista irá permitir que o Estado cresça. E, além disso, há o investimento em inclusão social efetiva, que realoca pessoas, que as leva para lugares muito melhores, dando mais condições e mais dignidade — disse.