O suspeito de fazer parte do grupo que assaltou uma transportadora de valores no Aeroporto Internacional de Viracopos e responsável por fazer uma família refém no bairro Vida Nova — próximo ao aeroporto — foi executado por um atirador de elite da Polícia Militar nesta quinta-feira (17). Além disso, a Polícia Federal (PF) informou a prisão de duas pessoas em Campinas, interior de São Paulo.
O assalto ocorreu no Terminal de Cargas, por volta das 9h50min desta quinta. A quadrilha chegou ao terminal pelo portão E24, usando duas caminhonetes semelhantes a veículos da Aeronáutica. Esses veículos tiveram os pneus dilacerados na entrada do portão e, mesmo assim, seguiram até o pátio do terminal e fizeram o assalto portando forte armamento.
Os criminosos fugiram em duas caminhonetes que aguardavam do lado de fora, informou a administradora do aeroporto. Após a investida, um dos criminosos fez uma mãe e um bebê de 10 meses reféns em uma casa no município. O bebê não teve ferimentos, mas a mãe, ferida na nádega, foi socorrida e encaminhada ao Hospital PUC-Campinas.
Durante a ação criminosa, o aeroporto foi fechado para pousos e decolagens. A administradora do aeroporto informou que, mesmo não tendo ocorrido nenhuma ação no terminal de passageiros, as pessoas que embarcavam naquele momento tiveram que passar por nova inspeção de raio X por questões de segurança.
A transportadora de valores Brink's informou que está colaborando com as autoridades para apuração da ocorrência, mas não informou o estado de saúde dos dois seguranças baleados. Um policial também foi baleado e dois outros suspeitos de envolvimento no crime foram mortos.