Um grupo de assaltantes fortemente armados realizou um assalto no terminal de cargas do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A ação provocou o cancelamento de voos, o fechamento do terminal de embarque e o bloqueio da rodovia que liga Campinas ao aeroporto. Após a investida, parte dos criminosos faz reféns em uma casa no município, segundo o G1.
O alvo do assalto era um carro forte da transportadora de valores Brinks, que transportaria alta quantidade de dólares. Dois seguranças da empresa foram baleados, um na orelha e outro na perna. Um vídeo gravado por um passageiro mostra o socorro feito a um desses feridos, ainda ao lado do carro-forte.
Segundo informações preliminares, os criminosos estariam armados com fuzis e uma metralhadora .50 e fugiram conseguindo levar parte da carga. A transportadora não informou a quantidade roubada.
Os assaltantes teriam chegado ao aeroporto em carros clonados, possivelmente com símbolos da Polícia Federal e da Aeronáutica.
Na fuga, bandidos incendiaram três carretas que bloqueiam a rodovia que liga Campinas ao aeroporto.
A Polícia Militar deslocou equipes da Rota para a região. Já a Polícia Civil destacou policiais do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
A concessionária do local diz que, por precaução, o terminal de embarque foi fechado. Os passageiros que estavam no local tiveram que voltar para o saguão principal do aeroporto. Segundo passageiros, houve correria.
No fim da manhã, o sistema de avisos sonoros do aeroporto informava que os passageiros embarcariam em breve, após a normalização das atividades no local. Mas painéis indicavam que os voos haviam sido cancelados.
Em julho deste ano, outro assalto ocorreu no aeroporto internacional de Guarulhos. Em uma ação inédita, um grupo de criminosos roubou cerca 720 quilos de ouro -cujo valor estimado supera R$ 120 milhões- de uma empresa de transporte de valores. Na ação, criminosos usaram uma viatura clonada da Polícia Federal. A avaliação da polícia é de que muito dificilmente o ouro roubado será recuperado.
Em 2018, a mesma empresa de transporte de valores foi assaltada em Viracopos. Ao menos cinco homens armados com fuzis invadiram a pista do aeroporto na noite de um domingo e roubaram US$ 5 milhões em espécie.