Oito detentos fugiram do Presídio Estadual de Iraí, no norte do Estado, na tarde deste sábado (26). Conforme a Brigada Militar, eles estão escondidos em uma mata após terem capotado uma caminhonete S-10.
A fuga foi percebida por volta das 13h30min, durante o horário de visita. De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), os detentos serraram o suporte de um cadeado e quebraram uma parede até chegar à área do semiaberto. Em seguida, alguém de fora do presídio cortou uma tela e quebrou o cadeado que trancava a porta que levava até a rua.
Já do lado de fora, os oito detentos embarcaram em uma caminhonete S-10, que havia sido roubada em Passo Fundo e foi deixada a cerca de 100 metros da casa prisional. Dois homens entraram na cabine e seis na caçamba. Em uma curva, próximo ao Rio do Mel, o veículo capotou, caiu em uma ribanceira e parou próximo da água. Os fugitivos então, se esconderam no mato.
De acordo com o delegado prisional, Alexo Wallau, há muito tempo não ocorria fuga no presídio:
– A gente registrou algumas tentativas, mas fugas não tínhamos há um bom tempo.
O presídio de Iraí tinha no momento da fuga 112 presos para uma capacidade de 90. Três agentes penitenciários estavam de plantão.
A Brigada Militar de municípios da região faz buscas aos fugitivos. Até as 23h, nenhum deles havia sido recapturado.