Duas mulheres foram levadas como reféns por criminosos que fugiram da polícia, em Tapes, no sul do Estado, por volta das 21h desta quinta-feira (5). Elas foram liberadas horas depois na zona rural de Barra do Ribeiro.
Pelos menos três homens abordaram a proprietária e a funcionária de um camping na região da Lagoa dos Patos e as levaram em um veículo do próprio estabelecimento. A ação ocorreu após o trio ter sido abordado por policiais em uma casa no Balneário Rebelo.
Na residência, a Polícia Civil — com apoio da Brigada Militar — fazia busca a um veículo Siena que foi roubado em Porto Alegre. Logo na chegada, os policiais foram recebidos a tiros.
Cinco homens estavam na casa e um deles disparou contra os agentes com um fuzil. Em meio ao confronto, três homens conseguiram fugir pelos fundos da casa, um foi preso e um adolescente, apreendido.
Depois disso, os três fugitivos foram até o camping, onde abordaram as mulheres e as levaram como reféns. No entanto, uma perseguição da polícia fez com que eles abandonassem o veículo já em Barra do Ribeiro e fugissem por um campo. As mulheres ficaram no carro, sem ferimentos.
Conforme o comandante do pelotão de Tapes, tenente Luis Veríssimo da Rosa, a suspeita é de que os criminosos estivessem planejando um ataque a banco na região. Armamento, miguelitos, toucas ninja, luvas e um rádio na frequência da BM foram encontrados na casa e nos veículos que estavam no local, além de grande quantidade de munição.
— Chamou a atenção a velocidade com que fugiam pelas rodovias. Poderiam ter capotado diversas vezes. Eles atiraram contra os policiais enquanto dirigiam, mas a polícia não podia revidar já que havia informação de reféns no veículo — disse.
A Brigada Militar faz cerco em Barra do Ribeiro em busca dos três na manhã desta sexta-feira (6). Até as 7h, eles não haviam sido presos.
Na casa onde houve a abordagem, foram apreendidos quatro automóveis — o Siena, que havia sido roubado na Capital, já estava com as placas clonadas. Segundo o delegado Rafael Liedtke, o grupo seria especializado em roubo de veículos em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Os homens são de Canoas e Esteio, de acordo com o delegado.