A Secretaria de Segurança Pública (SSP) colocou no ar, nesta quinta-feira (8), um site que permite o envio de denúncias pela internet. Batizado de Denúncia Digital 181, a ferramenta facilita e agiliza o repasse de dados, informações e pistas sobre crimes que possam auxiliar o trabalho das polícias no Rio Grande do Sul.
Assim como já ocorre com o telefone Disque-Denúncia 181, as informações podem ser enviadas de forma gratuita, 24 horas por dia, sete dias por semana. O anonimato do informante é garantido.
A página de denúncias pode ser acessada por meio do site da SSP. O usuário precisa preencher um formulário — informações pessoais são opcionais e, conforme a pasta, os dados de navegação não serão gravados. Os únicos campos obrigatórios são um relato sobre o que ocorreu, a seleção do tipo de crime, a cidade do fato e uma descrição do denunciado.
O novo canal também permite o envio de até 10 arquivos, com tamanho de 5 MB cada. O informante poderá encaminhar fotos, vídeos, documentos e qualquer outro material que possa ajudar em investigações.
Entre as denúncias que podem ser repassadas pela população, tanto pelo telefone quanto pela internet, estão informações de crimes que já aconteceram ou possam acontecer, pessoas envolvidas em delitos, foragidos e até o paradeiro de pessoas desaparecidas, entre outras. A secretaria reforça que os canais do 181 são exclusivos para envio de denúncias e não para atender quem tenha sido vítima de um crime — neste caso, a ocorrência precisa ser registrada na Delegacia Online, também pela internet, ou presencialmente em qualquer delegacia de polícia.
Nos primeiros seis meses de 2019, o telefone do Disque Denúncia recebeu 17.022 ligações. Os contatos originaram 2.885 informes. Entre os delitos mais informados, estão tráfico de drogas, crimes contra idosos e crianças, jogos de azar e atuação de facções. Porto Alegre, Viamão e Canoas são as três cidades, respectivamente, de onde partem o maior número de denúncias no Estado.