A Escola Municipal de Educação Infantil Darcy Vargas, em Santa Maria, foi alvo de vândalos no começo da manhã desta quarta-feira (7). A escola chegou a ser assaltada 20 vezes entre 2017 e 2018.
Conforme a diretora Márcia Denise Beck Dias, os criminosos arrombaram a porta da cozinha, quebraram vidros e entraram no prédio. Dentro da escola, teriam passado por salas de aula e do setor administrativo e levado equipamentos:
— Levaram tudo, entraram em quase tudo. Televisores, aparelhos de DVD das salas de aula, botijão de gás, lâmpadas. Tentaram levar o computador, mas acho que não conseguiram. Algumas lâmpadas também deixaram lá fora, quebradas.
O caso ocorreu pouco antes das 7h, horário em que os 18 professores e dois funcionários chegam à escola. Eles viram o arrombamento e acionaram a polícia. Por conta do estado da escola e por não ter como fazer a merenda das crianças, as aulas foram suspensas nesta quarta para os 350 alunos.
Um jovem chegou a ser detido por moradores da região, sob suspeita de ter envolvimento com o crime, mas foi liberado pela Brigada Militar. Ele não estava com nenhum objeto furtado da escola e não foi flagrado pela polícia saindo do local.
Em outubro do ano passado, quando foi registrado o 20º assalto em dois anos, a prefeitura disse à RBS TV que reforçaria a segurança da escola para evitar novos casos. A diretora afirma que foi instalado um alarme no prédio — que não teria disparado nesta manhã — e, por três meses, um guarda municipal foi deslocado para passar as noites no colégio.
Por meio de nota, a prefeitura afirma que a Guarda Municipal realiza rondas noturnas na escola, além da Ronda Escolar, que é feita em horários de aula. O Executivo diz que não tem condições de monitorar de forma integral as 78 escolas da rede.