Correção: o confronto ocorreu no bairro Cel. Aparício Borges e não no bairro Cascata, como informado entre 21h56min de 25 de julho e 12h56min de 26 de julho de 2019. O texto foi corrigido.
Três suspeitos morreram nesta quinta-feira (25) durante um cerco da Brigada Militar no bairro Coronel Aparício Borges, na zona leste de Porto Alegre. Eles foram baleados durante confronto com a polícia e foram identificados como Robson Brandão Flores, 26 anos, Felipe Pinto Griebler, 23, e um adolescente de 17 anos que terá o nome preservado em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo a BM, criminosos estariam escondidos na casa de uma família, que foi feita refém. Após denúncia anônima, os policiais localizaram a residência, na Rua da Represa, e encontraram o grupo.
De acordo com o tenente-coronel José Carlos Pacheco Ferreira, que está respondendo pelo policiamento da Capital, quando os agentes chegaram ao local, cinco homens teriam saído da casa e iniciado o confronto. Durante o tiroteio, três ficaram feridos e dois fugiram.
Os baleados foram socorridos e levados a um hospital em uma viatura, mas morreram durante atendimento médico. Com eles, foram apreendidos um revólver e quatro pistolas.
A família que foi feita refém era composta pela mãe e por dois filhos adolescentes, de 15 e 16 anos. A casa teria sido escolhida de forma aleatória, segundo o Ferreira.
Os reféns e os policiais não ficaram feridos. O caso está sendo registrado na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
Cerco na Zona Sul
A BM realizava uma operação no bairro quando localizou os bandidos. O cerco foi mobilizado após moradores da região relatarem um intenso tiroteio entre criminosos na Rua Dona Veva.
No local, pelo menos 10 viaturas e um micro-ônibus da corporação ficaram posicionados por mais de duas horas. Na parte mais alta do bairro, na Avenida Herval, um camburão do Batalhão de Choque reforçou a segurança.
Segundo o tenente-coronel Pacheco Ferreira, moradores afirmaram que havia pelo menos 10 criminosos armados no local, um deles com um fuzil. Depois que os policiais chegaram, eles se esconderam. Um foi encontrado e preso em flagrante com uma pistola, e outros três — que foram mortos — foram localizados dentro da residência.