O governador Eduardo Leite confirmou nesta segunda-feira (15) que até 2020 será instalada em Pelotas uma Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), que será a segunda do Estado. A Apac é uma especie de casa prisional que preza pela abordagem diferenciada e o tratamento humanizado com os detentos que são envolvidos em diversas atividades como artesanato, panificação e marcenaria, além de ocupações culturais e de lazer.
O prédio em que será instalada a sede da Apac fica no bairro Fragata, próximo ao Centro de Eventos da Fenadoce. O local irá ocupar um terreno de 45,9 mil metros quadrados e terá 12,3 mil metros quadrados de área construída.
Além da Apac, o governo do Estado confirmou também nesta segunda-feira (15) a instalação de um Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Brigada Militar em Pelotas. Serão ao todo, 110 policiais militares que irão atuar no policiamento do sul do Estado.
Além de Pelotas, Caxias do Sul também receberá uma unidade do novo Batalhão, com outros 110 brigadianos. O novo batalhão começará a funcionar em agosto, após a formatura dos policiais militares em treinamento na cidade.