A Polícia Civil ainda tenta identificar os atiradores responsáveis pela morte de duas pessoas e ferimentos em outras oito durante uma partida de futebol amador no bairro Santa Cruz, em Gravataí, na Região Metropolitana, em 21 de julho de 2019. Três vítimas ainda estão internadas em um hospital, sendo duas delas em estado grave.
Oito dias depois, a Delegacia de Homicídios afirma que ouviu 11 pessoas — seis testemunhas que acompanhavam a partida e cinco vítimas feridas. Um dos homens identificados como um dos dois alvos do ataque ainda não foi ouvido por não ter condições de saúde.
Segundo o delegado Eduardo Amaral, ainda não foi identificado com precisão o motivo do ataque. O policial revelou que a apuração corre com dificuldades, já que muitas pessoas não dão detalhes sobre o ocorrido por medo de represálias. O que a polícia sabe é que cada um dos times tinha jogadores envolvidos com facções criminosas, mas ainda não conseguiu determinar qual grupo teria interesse no ataque.
— A hipótese mais provável é envolvendo guerra de facção. Um dos times era de uma região de uma (facção), aqueles que foram atingidos tinham desavença com uma outra. Não conseguimos esclarecer qual delas teria interesse. Sabemos que um dos alvos assassinado havia recentemente saído do presídio — detalhou o delegado.
Imagens de câmeras de segurança foram colhidas e estão sendo analisadas. Outros vídeos ainda são procurados por investigadores. O objetivo principal é identificar as placas dos carros usados - fato ainda não esclarecido pela polícia. Ninguém foi preso até agora.
Uma das vítimas mortas é Maiara Emili Silveira da Silva, 20 anos, uma professora que morava na região e acompanhava a partida. O campo de futebol é um dos pontos de encontro de moradores do bairro.
O outro assassinado é Adélio Junior Souza Antunes, 28 anos. Segundo a polícia, ele havia saído naquela mesma semana do sistema prisional e era um dos alvos dos criminosos. O corpo dele foi encontrado no dia seguinte ao ataque, em uma área próxima. A hipótese trabalhada pela investigação é de que ele foi ferido e fugiu, mas não resistiu aos ferimentos.
O tiroteio no futebol
O ataque a tiros ocorreu por volta das 18h de 21 de julho, um domingo, em um campo de futebol na Rua Três Estrelas, no bairro Santa Cruz. Segundo a polícia, criminosos chegaram ao local e atiraram a esmo, atingindo ao menos 10 pessoas.
O tiroteio ocorreu após uma partida do campeonato municipal de futebol de Gravataí, entre as equipes do Três Estrelas e do Bola Bola. Os jogadores do time local, que ganhou o jogo, estavam fazendo um churrasco com conhecidos quando os criminosos apareceram.