A Polícia Civil investiga a morte de uma idosa de 89 anos em Tiradentes do Sul, no noroeste do Estado. O corpo de Gomercinda Azambuja foi encontrado em sua casa às vésperas do Dia das Mães, na tarde de sábado (11). O titular da delegacia de Campo Novo, Vilmar Schaefer, afirma que há indícios de que ela tenha sofrido violência sexual seguida de homicídio.
Conforme o delegado, a idosa apresentava lesões no pescoço e no rosto. Quando foi encontrada, estava deitada em um sofá com a calça "pelos calcanhares", acrescenta Schaefer.
— Ela morava com um filho, que não estava em casa no momento do crime. Ele estava jogando bocha. Outro filho da vítima, que mora na frente da casa dela, foi vê-la. Deparou com a mãe morta sobre um sofá e viu um suspeito fugindo pela janela. Ela estava com a calça pelos calcanhares. As evidências levam a crer que foi vítima de estupro e morta em seguida — afirma Schaefer.
Até o momento, a polícia identificou um suspeito. O homem, ainda não localizado, é alvo de pedido de prisão temporária encaminhado à Justiça.
Segundo Schaefer, nenhum bem material teria sido levado da residência da vítima. Por isso, a hipótese de latrocínio, roubo com morte, é descartada na investigação.
As causas da morte da idosa ainda não foram confirmadas. Uma das possibilidades é que Gomercinda tenha sido vítima de asfixia, acrescenta Schaefer.
A idosa completaria 90 anos no dia 6 de junho. Ela vivia na localidade rural de Campos Sales, no interior de Tiradentes do Sul, cidade vizinha à Argentina e ao município gaúcho de Três Passos.