A escola municipal Monte Cristo, zona Sul de Porto Alegre, anunciou o cancelamento das aulas desta terça-feira (16). De acordo com a direção, o dia será utilizado para limpar a escola e organizar um protesto por mais segurança, que envolverá pais de alunos.
Nesta segunda-feira (15), a instituição de ensino amanheceu com pichações de xingamentos e ameaças, inclusive citando o recente massacre em Suzano (SP), em que oito pessoas foram mortas, sete delas dentro de uma escola no município paulista.
Conforme com o diretor Cezar Augusto Teixeira, pelo menos dois homens, aparentemente adultos, entraram na instituição no domingo (14) e escreveram frases no piso e nas paredes – entre elas, "Suzano voltará aqui". O fato gerou apreensão entre professores, alunos e familiares.
Nesta segunda, apesar do ambiente conturbado, houve aula pela manhã. À tarde, a direção optou por suspender as atividades escolares.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio de nota, afirma que acionou a Secretaria Municipal de Segurança para "solicitar reforço na vigilância realizada por meio de patrulhamento diário da Guarda Municipal e pelo monitoramento das câmeras no Centro de Comando Integrado (Ceic)".
Também por meio de nota, a Secretaria de Segurança informou que o "patrulhamento nas escolas municipais é feito diariamente nas 99 unidades" e que o ato de vandalismo na escola Monte Cristo "ocorreu antes da chegada do guarda municipal".