Na manhã desta segunda-feira (15), a Brigada Militar e a Guarda Municipal de Gravataí foram acionadas para uma série de arrombamentos em estabelecimentos comerciais. Os casos ocorreram todos na mesma quadra e não se descarta que os crimes tenham sido cometidos pelos mesmos bandidos. Pelo menos sete lojas de uma galeria Santa Catharina, um depósito ao lado, uma outra loja próxima e um consultório médico — que fica aos fundos, em uma rua paralela — foram atacados provavelmente durante o fim de semana. Até agora, a polícia sabe que quase todos os locais foram invadidos pelos telhados.
O delegado Márcio Zachello, titular da 1ª Delegacia da Polícia Civil, diz que está com uma equipe nas ruas para buscar mais informações e imagens de câmeras de segurança. O comando da Brigada Militar acredita que são vários ladrões pelo fato de que precisaram de muitas pessoas para carregar materiais furtados. Os casos ocorreram entre as ruas Anápio Gomes e a Carlos Linck. Depois de entrarem pelo telhado da galeria, eles arrombaram vários estabelecimentos e levaram dinheiro, cheques e produtos dos mais variados tipos. Na zeladoria, quebraram HDs e destruíram a central telefônica, provavelmente para dificultar a identificação deles.
Ao lado da galeria, os criminosos também entraram pelo telhado e furtaram vários eletrodomésticos do depósito das Lojas Benoit. Distante uma quadra do mesmo local, também na Rua Anápio Gomes, entraram pelo telhado empresa Pães Vital, quebraram o gesso e levaram o dinheiro de três caixas. Já na Rua Carlos Linck, os ladrões invadiram o consultório médico Frank Ferraz. O estabelecimento fica quase nos fundos da galeria e na mesma quadra — não há informação sobre objetos furtados. Zachello disse que ainda está sendo feito um levantamento se alguma outra loja nas imediações ou até mesmo na galeria foi atacada.
GaúchaZH entrou em contato com a empresa Pães Vital. Os responsáveis informaram que é a segunda vez que tiveram o local invadido neste mês. O outro caso foi no fim de semana retrasado. Os bandidos levaram apenas o troco que fica nos caixas. A Benoit informou que teve vários produtos furtados e que prefere não divulgar quantidade e valores. O consultório Frank Ferraz não quis se pronunciar. GaúchaZH não conseguiu, até às 11h, contato com a administração da galeria Santa Catharina.