Três detentos fugiram do Presídio Estadual de Cruz Alta por volta das 3h desta terça-feira (19). Segundo o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), imagens de câmeras de monitoramento comprovam que eles saíram pelo teto e pularam próximo a uma guarita desativada.
O trio, que ocupava a mesma cela, furou o concreto de uma laje para conseguir escapar. Não há a confirmação se o buraco foi feito no teto da própria cela ou em outro ponto do interior do presídio. Há relatos de que um veículo aguardava os detentos para dar continuidade à fuga.
O alarme do presídio chegou a disparar no momento em que os homens ultrapassaram o muro. Foram encontradas chaves de fenda, alicates e uma barra de ferro.
A Brigada Militar faz cerco na região em busca dos presos.
Esta é a quarta fuga registrada no sistema prisional gaúcho em pouco mais de um mês. No último domingo, 13 detentos fugiram do Presídio Estadual de Erechim, no norte do Estado, após terem feito um buraco embaixo da cama de um dos presos.
Quatro deles foram recapturados em ruas próximas ao presídio, no mesmo dia. Outros nove seguem foragidos.
No dia 8 de fevereiro, 10 detentos do regime semiaberto fugiram do presídio de Bento Gonçalves, na Serra. Conforme a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), os agentes que estavam no local ouviram quando os presos quebraram uma parede que dá acesso à rua, mas não conseguiram impedir a fuga. Pelo menos dois já foram recapturados.
O outro caso ocorreu no dia 12 de janeiro, quando 17 apenados fugiram do Presídio Regional de Passo Fundo, no Norte. Os detentos – que cumpriam pena em regime fechado – escaparam após uma picape derrubar o portão de entrada.
Treze já foram recapturados – o último na terça-feira da semana passada. Quatro continuam foragidos.