Criminosos usando fuzis atacaram duas agências bancárias em Ibirubá, no noroeste do Rio Grande do Sul, por volta das 4h desta sexta-feira (8). Depois de fazer um morador refém e trocar tiros com um policial militar, os ladrões fugiram em três carros em direção ao município de Carazinho. Mais de 40 brigadianos realizam buscas e barreiras na região. Desde o início do ano, foram registrados três ataques com uso de explosivos no Estado.
De acordo com a Brigada Militar, pelo menos sete bandidos participaram da ação, mas não se descarta que o número seja ainda maior, já que os criminosos fugiram em três carros: um Space Fox, um Range Rover e um Corsa. No entanto, por volta de 9h30min foi localizado um Vectra, com miguelitos (ferros retorcidos) e munição de fuzil, em estrada vicinal entre Ibirubá e Cruz Alta.
O primeiro ataque foi em uma agência do Banco do Brasil, onde a quadrilha quebrou a porta e explodiu a agência. Enquanto a ação era realizada, um morador foi feito refém.
Segundo a Polícia Civil, o jovem, que foi capturado pelos criminosos, teria ido até uma farmácia próximo à agência no momento em que o grupo preparava os explosivos. Ele foi usado como uma espécie de garantia para a fuga, caso algum policial chegasse ao local. Segundo a BM, uma quantia em dinheiro teria sido levada do banco.
Depois, os bandidos seguiram até a agência do Banrisul, que fica cerca de 50 metros do Banco do Brasil. A porta foi arrombada, mas eles não conseguiram colocar os explosivos, pois a cortina de fumaça - usada como dispositivo de segurança em agências - foi acionada.
Foi nesse momento que um policial militar de Ibirubá chegou ao local e trocou tiros com os ladrões que estavam se preparando para fugir. Ninguém ficou ferido, no entanto, dois carros de moradores e um estabelecimento comercial foram atingidos por disparos de arma de fogo.
Fuga
O policial acionou o colega, que estava no posto, para emitir um alerta aos outros batalhões sobre a ação criminosa. Enquanto isso, os bandidos fugiram levando o refém.
O jovem foi liberado cerca de um quilômetro depois da cidade. Apesar de não ter ferimentos graves, ele foi hospitalizado por estar em estado de choque, mas já foi liberado.
Segundo a BM, os criminosos teriam se deslocado em direção aos municípios de Selbach e Colorado rumo à BR-285, provavelmente para seguir depois a Carazinho por estradas vicinais.
Mais de 40 policiais militares estão realizando buscas. O Batalhão de Choque de Santa Maria e o Batalhão de Operações Especiais de Cruz Alta estão dando apoio a ação. Também estão sendo feitas barreiras em toda a região.
Os bancos estão isolados para trabalho da perícia. O comando da Brigada Militar na região diz que qualquer informação sobre os suspeitos pode ser passada pelo telefone 190.