Um agente da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, evitou um assalto contra sua vizinha, que foi abordada por três criminosos armados com facas na manhã desta quarta-feira (6). O servidor público agiu rapidamente, evitando o roubo do carro. Na ofensiva, ele atirou contra os criminosos, matando um homem e ferindo outro, que acabou fugindo. Uma jovem que também participou da tentativa de assalto foi presa.
Segundo a Brigada Militar, a vítima estava saindo de casa em um carro, no bairro Canudos, quando foi abordada pelos três bandidos, dois homens e uma jovem. Eles teriam entrado no veículo após retirar a motorista, que estava sozinha. Assustada, a vítima gritou e chamou a atenção dos moradores da região.
O vizinho dela, que é integrante da Guarda Municipal, ouviu o pedido de socorro e saiu em defesa da vítima. Inicialmente, ele deu um tiro para o alto como advertência, mas como os ladrões não se entregaram, ele atirou contra o para-brisa do veículo, acertando os dois homens.
O ladrão que estava sentado no banco do passageiro morreu no local. Já o que estava ao volante ficou ferido e conseguiu fugir. Ele foi encaminhado por um familiar ao Hospital Municipal, onde foi localizado e preso. Agora está sendo custodiado pela Brigada Militar. Ainda na cena do crime, a mulher que acompanhava a dupla foi detida. O agente e a vítima não se feriram.
Os nomes do agente e da vizinha não foram divulgados por questões de segurança. O criminoso que morreu foi identificado como Paulo César Silva de Matos, 42 anos, com antecedentes criminais por furto, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Os nomes dos outros ladrões não foram divulgados. A Polícia Civil e a perícia foram acionadas.