A Polícia Civil divulgou os dados sobre os homicídios em Santa Maria ao longo de 2018. Foram 53 casos.
Contando com os três latrocínios - roubos com morte - a cidade registrou 56 assassinatos, número igual ao de 2015 e menor que os últimos dois anos. Em 2016, foram 66 assassinatos e, em 2017, foram 70.
Entre os homicídios de 2018, a Polícia Civil atribui a redução dos crimes ao alto índice de elucidação, superior a 80%, e também de prisões. Foram 59 pessoas presas e 11 adolescentes apreendidos – a maior parte preventivamente. Além dos autores dos crimes, outras pessoas envolvidas, como mandantes e membros de grupos criminosos também tiveram prisões decretadas.
Entre as vítimas, conforme os dados da Polícia Civil, a maioria são homens, com idade entre 18 e 35 anos, com passagens pela polícia ou pelo sistema prisional. Das motivações, 40% se deu por conta do tráfico de drogas, outros 40% por rixas ou desavenças, decorrentes de outros crimes, e os 20% restantes foram por motivos fúteis ou passionais.
Ano novo começa com homicídio em Santa Maria
Menos de três horas depois da virada do ano, a cidade já registrava o primeiro homicídio de 2019. A vítima foi identificada como Luan Machado Londero, de 19 anos. Ele estava na casa de um homem, no bairro Salgado Filho, quando foi atingido por uma facada no tórax. O autor do golpe era o dono da casa, que fugiu após o crime. A investigação aponta que os dois tiveram uma discussão, quando Luan foi esfaqueado.