A onda de violência contra os motoristas de aplicativo traz alerta aos órgãos de segurança: Brigada Militar, Polícia Civil e Ministério Público têm ações propostas para auxiliar à categoria.
Na BM, conforme o tenente-coronel André Córdova, comandante do Policiamento na Capital, há um grupo de WhatsApp formado por policiais e líderes das associações. A troca de informações é constante:
— Cada vez que tem situação suspeita, é disparada nos canais de inteligência, alertamos guarnições e vamos atrás da ocorrência. Mas é uma profissão que se coloca num risco acentuado. É interessante que se tivesse como rastrear melhor a pessoa que está chamando. Hoje, se alguém furta um celular e está desbloqueado, o criminoso usa o aparelho e chama o motorista: é o que ele procura. As empresas deveriam dar proteção maior a quem presta serviço — avalia o oficial, ressaltando que são cerca de oito mil veículos que conseguem ser rastreados por meio dos canais de comunicação.
Na quinta-feira (10), a delegada Adriana Regina da Costa, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, o promotor Luciano Vaccaro, e representantes das associações de condutores, reuniram-se no MP.
— Falamos uma hora e meia. As demandas não são tanto para a Polícia Civil: não temos gerência sobre as empresas, mas estamos olhando com atenção especial os casos de roubo — explicou a delegada que preferiu não dar detalhes sobre a criação de setor específico ou força-tarefa para investigar os crimes contra categoria.
Conforme a assessoria do MP, a principal demanda dos motoristas se dá na parte contratual. O MP informa que a reivindicação principal é mais segurança à categoria o que, em tese, não compete ao órgão.
Contrapontos
O que dizem as três empresas de transporte por aplicativos
Cabify
"A Cabify investe e desenvolve continuamente tecnologias para reduzir os possíveis riscos de segurança de todos os envolvidos na plataforma de mobilidade, sejam motorista parceiros ou passageiros. A empresa solicita que usuários e motoristas parceiros relatem toda e qualquer situação atípica e suspeita para o suporte da Cabify, disponível 24 horas nos 7 dias de semana. Para os motoristas parceiros, oferece também contato telefônico para emergências.
É disponibilizado ainda o Seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) para caso de morte ou invalidez de todos dentro do veículo e também cobertura para despesas médicas. A Cabify registra diversas informações como todas as etapas de uma viagem (pedido, a aceitação do motorista parceiro, a finalização da corrida e o pagamento), inclusive por GPS. Com esses e outros dados e respeitando o Marco Civil da Internet, é possível oferecer suporte e informações, inclusive para as autoridades.
A Cabify disponibiliza a opção de pagamento por cartão de crédito para viagens solicitadas a motoristas privados pelo aplicativo no Brasil. Para se cadastrar como motorista parceiro da Cabify, os interessados devem se registrar pelo site. Após o preenchimento do formulário, é realizado o processo de cadastramento, que conta com envio de documentos, checagem de exames toxicológicos e de antecedentes criminais. Somente depois dessas etapas, o parceiro terá seu cadastro liberado na plataforma e estará apto a fazer corridas pela Cabify."
Uber
"Segurança é prioridade e a empresa está sempre buscando aprimorar sua tecnologia para fazer da plataforma a mais segura possível. Ao longo de 2018, a empresa passou a adotar no Brasil o recurso de machine learning, que usa a tecnologia para bloquear viagens consideradas mais arriscadas e lançou uma ferramenta que reúne os recursos de segurança para motoristas parceiros — inclusive um botão para ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app.
Ouvindo motoristas e buscando o equilíbrio da transparência com a experiência dos usuários, a Uber lançou em agosto do ano passado novo aplicativo para motoristas, que inclui a informação de qual será a forma de pagamento antes de o usuário embarcar e antes da viagem começar. Se o usuário escolher efetuar o pagamento em dinheiro, por exemplo, essa opção será exibida na tela do do motorista.
Em setembro, a empresa começou uma nova rodada de testes para implementação do recurso que mostra aos motoristas parceiros o destino do usuário antes do início da viagem em três cidades: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Além disso, o aplicativo exige do usuário que quiser pagar somente em dinheiro que insira o CPF e data de nascimento, dados que são checados com a base de dados da Receita Federal. Todas as viagens são registradas por GPS, o que permite colaborar com as autoridades, nos termos da Lei, em caso de necessidade, e o motorista também pode compartilhar a localização, o trajeto e o horário de chegada, em tempo real, com quem desejar.
O aplicativo da Uber permite ainda que solicitações de viagens sejam canceladas por motoristas parceiros sinalizando motivo de segurança quando não se sentirem confortáveis."
99
"A 99 é uma genuinamente preocupada com a segurança de seus passageiros e motoristas. O assunto é prioridade máxima, e um de seus três pilares fundamentais (promover transporte rápido, econômico e seguro). Para garantir que o serviço seja seguro, a 99 montou equipe especialmente dedicada, composta por mais de 70 pessoas incluindo ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos. O time trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, cuidando exclusivamente da proteção dos usuários.
O app usa tecnologia de ponta para focar especialmente em prevenção. Algumas das funcionalidades desenvolvidas: câmeras de segurança embarcadas nos veículos e conectadas diretamente com a central de monitoramento da companhia. As câmeras começaram a ser implementadas em setembro e se encontram em fase de testes e expansão. Inteligência artificial que monitora o perfil de todas as chamadas, identificando situações de risco e bloqueando o acesso à plataforma. Assim, o sistema pode prever incidentes antes que eles aconteçam. Mapeamento de áreas de risco que envia aos motoristas notificações sobre zonas perigosas.
O levantamento utiliza estatísticas internas da empresa e dados das secretarias da Segurança Pública.
Canal de atendimento exclusivo para incidentes de segurança: a assistência oferece auxílio imediato, que pode incluir o envio de um carro em ocorrências em que o veículo tenha sido levado, por exemplo. O aplicativo pede que todos os passageiros coloquem CPF ou cartão de crédito antes da primeira corrida. Todos os usuários estão protegidos em suas corridas: desde o aceite até a finalização das corridas, passageiros e motoristas são cobertos por um seguro contra acidentes pessoais de até R$ 100 mil."