Um policial militar matou um assaltante que fazia uma idosa refém após assalto em Valença, no sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (5). O criminoso roubou joias de uma relojoaria na Avenida Nilo Peçanha, no centro da cidade, e estava em fuga a pé, quando a Polícia Militar (PM) foi alertada sobre a ação e iniciou acompanhamento. Até o momento, o nome do bandido não foi divulgado.
Ao perceber a ação dos agentes de segurança, o assaltante tomou uma senhora de 83 anos como refém, colocando a vítima sob a mira de um revólver, segundo a PM do Rio.
Durante cerco policial, a refém tropeçou enquanto era usada como escudo pelo criminoso. Nesse momento, um dos policiais disparou contra o bandido, que acabou não resistindo aos ferimentos. A idosa saiu ilesa da ação.
"A refém tropeçou e um policial teve a visão segura para neutralizar o marginal. Ele foi baleado e morreu no local, a refém foi liberta ilesa", diz trecho de nota divulgada pela PM.
Os policiais apreenderam com o criminoso R$ 50 mil em joias roubadas e um revólver calibre .38. Após a ocorrência, policiais militares entregaram flores para a vítima. Uma imagem do encontro foi publicada nas redes sociais da PM do Rio.
O caso foi registrado na 91ª Delegacia de Polícia (DP), em Valença. A Polícia Civil, por meio de comunicado, informou que testemunhas e os policiais envolvidos na ação já foram ouvidos.
Bolsonaro elogia ação dos policiais
O presidente eleito Jair Bolsonaro elogiou a ação da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O político afirmou que os agentes realizaram um "belo trabalho":
"Parabéns aos Policiais Militares de Valença-RJ que salvaram a senhora de 83 anos feita refém por um bandido covarde, ficando mais de 10 minutos com uma arma apontada para sua cabeça. Belo trabalho! A vida do cidadão de bem sempre deve ser prioridade!", escreveu.