Foi desarticulada nessa terça-feira (11) uma quadrilha responsável pelo tráfico de drogas na região da fronteira do Estado com a Argentina. Em dois dias, a Operação Velho Oeste prendeu 31 pessoas nas cidades de Itaqui, São Borja, Santa Maria, Ijuí e Uruguaiana.
Conforme a Polícia Federal, o líder do grupo, Marcos Martins Antunes, o Marquinhos, está preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). A polícia identificou também que os criminosos estabeleceram-se na fronteira, mas eram associados a uma facção criminosa de Porto Alegre e já eram investigados por tráfico internacional de drogas.
A Operação Velho Oeste contou com o apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil. Cerca de 80 policiais cumpriram os mandados entre segunda e terça-feira. Das 31 ordens judiciais de prisão cumpridas, 18 foram contra integrantes que já estavam recolhidos em casas prisionais.
Além das prisões, foram apreendidas duas armas, uma quantidade de drogas, dinheiro e cerca de 30 aparelhos celulares. Essa foi a segunda edição da Operação Velho Oeste. A primeira ocorreu em dezembro do ano passado.