A Polícia Civil investiga a conexão entre duas ocorrências policiais que envolveram três bairros de Porto Alegre, no final da tarde deste domingo (2). Na primeira situação, no Rio Branco, por volta das 17h, um homem foi morto a tiros na passagem de pedestre entre os corredores de ônibus da Avenida Protásio Alves, embaixo do Viaduto Silva Só.
O veículo de onde teriam partido o disparos seguiu no sentido Centro-bairro pela própria avenida. O trânsito até 19h estava fechado na via para o trabalho da perícia. Segundo o delegado plantonista Amilcar de Souza Neto, a vítima não havia sido identificada até as 19h. A polícia averiguará as câmeras da região para apurar o fato e se há conexão com o caso que ocorreu 15 minutos depois, a cerca de 2,5 quilômetros da primeira situação.
Cerca de 15 minutos depois da morte do homem, dois suspeitos abandonaram um Meriva com o vidro quebrado na Rua Corte Real, no bairro Petrópolis, e entraram num Argo preto. Um advogado que estava na via suspeitou dos dois indivíduos e passou a segui-los à distância. O Argo ingressou na Avenida Ipiranga, na direção bairro-Centro, dobrou na Rua Vicente da Fontoura, no bairro Rio Branco, e retornou para a Ipiranga, no sentido contrário. O advogado continuou seguindo os suspeitos. Os dois teriam percebido a movimentação do advogado, aumentaram a velocidade do veículo até uma quadra antes da Rua Veador Porto, onde uma viatura da Brigada Militar estava estacionada. O advogado seguiu até a viatura e avisou os policiais.
Ao ingressarem na Rua Veador Porto para cruzarem a Avenida Ipiranga, os dois suspeitos depararam com a viatura da polícia. Sem ter como fugir, tentaram dar uma ré e acabaram colidindo com a frente de uma Spin. Em alta velocidade, entraram na Ipiranga mesmo com o sinal vermelho e bateram na lateral de um C3 Picasso que cruzava a avenida. Segundo o capitão Marcelo Fernandes, do Comando de Policiamento da Capital, que estava na viatura, não houve troca de tiros no local. Os suspeitos conseguiram escapar pela Avenida Ipiranga na direção do Centro. Partes do Argo ficaram espalhadas na avenida.