A casa paroquial do bairro Santo Antônio, em Farroupilha, foi periciada na manhã desta sexta-feira (29). A equipe busca pistas que possam levar aos criminosos que invadiram a residência, apontaram duas armas para a cabeça do padre e o deixaram amarrado. O assalto aconteceu por volta das 18h30min e os bandidos ficaram meia hora na residência. Uma equipe da Polícia Civil também esteve no local na manhã desta sexta para procurar possíveis imagens de câmeras de segurança na vizinhança.
O padre José Mussoi, 59 anos, já estava dentro do Fusca que fica estacionado na garagem da casa paroquial quando foi rendido por três homens, que apontaram duas armas para ele. Na hora do crime, ele estava sozinho na residência e se preparava para seguir para Caxias do Sul, onde passaria a noite no hospital com a mãe, internada há um mês e meio. Os ladrões renderam o padre e exigiram as chaves do outro veículo que estava no local, um Up, que pertence à comunidade.
— Eles ameaçavam de morte, amarraram pernas e braços. Eu procurei conversar com eles. Eram muitas ameaças, mas não chegaram a me machucar. Eles queriam dinheiro e insistiam. Como eu não tinha o que eles pensavam, começaram a vasculhar a casa — relata o padre.
Logo após os criminosos abandonarem o local, Mussoi conseguiu se soltar e pedir ajuda. O religioso, que atua na comunidade há nove anos, nunca havia sido assaltado.
Os bandidos levaram o dinheiro que o padre tinha no bolso e o dinheiro das ofertas feitas durante as celebrações — que, segundo o padre, eram valores baixos. O celular do padre foi levado, além de alguns objetos da casa, como botijão de gás e roupas. Os ladrões não chegaram a entrar na igreja.