A Polícia Civil divulgou, na manhã desta quinta-feira (14), uma operação realizada na quarta-feira (13), nos três Estados do sul do Brasil, para combater o tráfico de drogas nas proximidades de estabelecimentos de ensino. Na ação conjunta, foram presos 316 traficantes, apreendidas 111 armas e 308 quilos de drogas.
O subchefe da Polícia Civil gaúcha, delegado Leonel Carivali, divulgou que no Rio Grande do Sul foram realizadas 130 prisões em várias cidades, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. Também houve a apreensão de 80 armas e de 87 quilos de drogas, a maioria maconha. Segundo ele, essa foi uma espécie de etapa interestadual da chamada Operação Anjos da Lei. No Estado, ela ocorre de forma contínua desde 2011, conduzida pelo Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc). Em quase oito anos de atuação, sem contar a ação realizada ontem, ocorreram 861 prisões.
- É um enfrentamento à criminalidade que, organizadamente, procura ocupar espaços próximos de ambientes escolares e vulneráveis à ação criminosa. A população precisa estar atenta a isso e denunciar, auxiliando a Polícia Civil a fazer seu papel - afirmou o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, durante entrevista coletiva na manhã de hoje em Porto Alegre.
O balanço da operação Anjos da Lei dessa quarta-feira:
RS
130 presos
80 armas
87 quilos de drogas
SC
184 presos
20 armas
70 quilos de drogas
PR
124 presos
11 armas
150 quilos de drogas