O foragido da justiça Ariovaldo Bopsin da Silva, o Mulita, 44 anos, foi baleado após tentativa de fuga no início da tarde de quarta-feira (30) em São Marcos, na Serra. De acordo com a Polícia Civil, ele tentou fugir em um Gol por volta do meio-dia após ser localizado por agentes da Delegacia de Entorpecente Furtos Roubos e Capturas (Defrec), de Caxias do Sul.
Conforme o delegado Adriano Linhares, titular da Defrec, havia dois mandados de prisão contra Ariovaldo: um de prisão preventiva, expedido pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu (PR), e o outro por sentença penal condenatória, expedido pela 1ª Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul.
De acordo com a polícia, Mulita, junto com um irmão, comandava o abastecimento de entorpecentes vindos do Paraguai em Caxias do Sul e região. Ele também tem antecedentes por roubo, associação criminosa, porte ilegal de arma e associação para o tráfico.
Em 2011, ele foi denunciado pelo Ministério Público como chefe de um esquema de distribuição de drogas que envolvia mais de 60 pessoas de 16 grupos diferentes em Caxias do Sul. Em 2016, chegou a ser preso pela Polícia Federal em Santa Catarina, onde teria praticado assaltos. Na época, Mulita e comparsas tiveram bens oriundos do tráfico sequestrados: três casas em Caxias do Sul além de três apartamentos e uma casa em Florianópolis (SC).
Em janeiro de 2016, usando uma corda, Mulita e outros dois detentos escalaram o muro da Penitenciária Industrial (Pics) e fugiram. Três meses depois, ele voltou a ser preso, em Florianópolis (SC), após participar de um assalto a um hotel.
Nesta quarta-feira, ao ser localizado na Rua Carlos Gomes, no centro de São Marcos, tentou escapar dos policiais. No entanto, os pneus do Gol ficaram furados após serem atingidos por tiros. Mulita pulou do carro nas proximidades do Fórum e sacou uma pistola 9 milímetros municiada. Os policiais atiraram, atingindo-o com um dos disparos.
Mulita foi socorrido e levado ao Hospital São João Bosco, em São Marcos.