Quatro pessoas foram presas preventivamente por tráfico de drogas na manhã desta terça-feira (21) em Caxias do Sul, São Marcos e em Florianópolis (SC). As prisões fazem parte da Operação Decode, da Polícia Federal (PF), que desarticulou uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que abastecia a Serra, principalmente com crack e cocaína.
As investigações iniciaram em janeiro deste ano, após a fuga de três presos da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (Pics). Dentre os fugitivos estava Ariovaldo Bopsin da Silva, apontado como o líder da quadrilha. Bopsin foi recapturado em abril, em Florianópolis. Junto com ele estava outro detento que havia fugido da Pics, Everton Ribeiro Zotti. Eles foram presos por envolvimento no assalto a um hotel na capital catarinense. Zotti não é investigado na ação da (PF).
De acordo com o chefe da PF em Caxias, delegado Noerci da Silva Melo, Bopsin estava praticando assaltos em Florianópolis para conseguir dinheiro para comprar drogas no Paraguai e vender na Serra Gaúcha. Com Ariovaldo em Santa Catarina, a distribuição da droga na Serra passou a ser comandada pelo irmão, Antônio Bopsin da Silva, preso na manhã desta terça no bairro Nossa Senhora da Saúde, em Caxias. Até agora, a polícia conseguiu apontar a participação do grupo na apreensão de 12 quilos de cocaína em Vacaria no mês de abril.
Também foram presos preventivamente nesta terça a esposa de Antônio, em Caxias, mais um homem e uma mulher. Esse homem foi preso em São Marcos e é apontado como o distribuidor da droga naquele município. A namorada do preso em São Marcos foi detida em Florianópolis.
Bens do grupo foram sequestrados - três casas em Caxias, além de três apartamentos e uma casa em Florianópolis.