A Polícia Civil divulgou imagens dos homens que atacaram, no início da tarde de quinta-feira (28), uma agência do Sicredi em São José do Herval, no Vale do Taquari. No vídeo, dois assaltantes entram na agência, um deles armado. O criminoso, que aparece com camisa azul, enganou o segurança para passar no detector de metais. Ele teria informado que estava com uma bota com ponteira de metal e, por isso, o vigilante desativou a trava liberando a passagem. Depois, a dupla se passa por clientes até anunciar o roubo e pegar dinheiro dos caixas. Eles ainda atiram uma vez contra o segurança, que é atingido no colete à prova de balas.
Os bandidos flagrados pelas câmeras do banco ainda não foram reconhecidos pelos agentes da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Conforme o delegado João Paulo Abreu, há informações das delegacias locais que a quadrilha é da região de Lajeado. O policial avalia que os assaltantes, apesar de estarem sem máscaras e somente com uma arma, não são inexperientes.
- Dinâmicas como essa, no horário de expediente, com a rendição dos vigilantes, a gente verifica por vezes em Porto Alegre. Então difere do que vinha acontecendo na região. Saberemos quem são e se são ligados a outros delitos quando os identificarmos - assegura Abreu.
A polícia confirma que, além da dupla que entrou na agência, um terceiro homem aguardou do lado de fora para ajudar na fuga. O Renault Sandero usado pelos bandidos, que havia sido furtado em Porto Alegre no dia 20 de dezembro, foi localizado próximo ao limite de São José do Herval com Putinga. O carro foi apreendido e deve passar por perícia.
A Delegacia de Roubos pede ajuda para conseguir identificar todos os criminosos. O disque-denúncia 0800-510 2828 foi disponibilizado. O sigilo é garantido pela Polícia Civil.