Uma operação da inteligência da Brigada Militar (BM) recapturou, na manhã desta segunda-feira (27), três homens que fugiram do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul no último dia 17. A fuga em massa de 26 presos é considerada uma das maiores da história do sistema prisional gaúcho.
O trio foi encontrado após monitoramento de um sítio no interior de Venâncio Aires, cidade vizinha a do presídio, também no Vale do Rio Pardo. Por volta das 7h, PMs do município com reforço de outras unidades da região anunciaram em frente ao imóvel a ação. Acompanhados de um homem que não participou da fuga, mas que também foi preso, o trio se entregou sem esboçar reação.
A BM afirma que os foragidos que foram presos são Lucas Gabriel Franco Graff, Luciano Barbosa e Anderson Fernando Machado.
Ainda de acordo com a Brigada Militar, uma casa em um terreno no sítio abrigava três pistolas 9 mm, uma submetralhadora 9mm e aproximadamente 300 unidades de munição do mesmo calibre das armas. O material foi apreendido. Há uma suspeita dos policiais de que o grupo preparava algum crime na região.
Ainda há 10 procurados dos 26 fugitivos do presídio.