Uma operação da Polícia de Missiones, na Argentina, terminou com três pessoas presas em uma propriedade rural próxima à fronteira com o Brasil, na quarta-feira (29). Entre os capturados está Rudinei Lopes, 37 anos, que foi resgatado por comparsas em uma ação na Unidade de Pronto Atendimento de Lajeado, em junho deste ano. Na ofensiva criminosa, um agente penitenciário que realizava a custódia do preso foi levado como refém.
Também foram detidos na operação Vanderlei Lopes, 32 anos, e uma mulher, que só teve o primeiro nome divulgado pela polícia Argentina.
De acordo com a corporação do país vizinho, foram apreendidos um fuzil calibre 556, um rifle, uma pistola, explosivos e coletes à prova de balas. Três caminhões e duas caminhonetes também foram apreendidas. A suspeita das autoridades argentinas é de que o grupo estava se refugiando no local, após atacar bancos no Brasil.
Além da fuga, Lopes foi indiciado por tentativa de homicídio, ao trocar tiros com policiais, em Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari. Ele também é investigado por explodir a agência bancária de Progresso.
A Polícia Civil gaúcha irá divulgar mais informações sobre o caso na sexta-feira (1º).
Relembre a fuga
Conforme o delegado Alex Assmann, que atendeu a ocorrência, o preso simulou que estava tendo um ataque cardíaco para ser levado até a Unidade de Pronto Atendimento do município.
Os colegas de cela gritavam, diziam que ele poderia morrer. Lopes, então, foi atendido na casa prisional por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O médico teria entendido que era melhor levá-lo até a UPA.
Na ambulância, foram os socorristas, o preso e dois agentes penitenciários. Ao desembarcarem na UPA, os comparsas abriram fogo e renderam os agentes. Um deles foi levado no carro como refém e libertado no interior do município de Paverama.
De acordo com o delegado Assmann, o agente foi constantemente ameaçado pelos bandidos, que gritavam números que representam a facção. Ninguém ficou ferido. A Susepe diz que vai se manifestar oficialmente sobre o ocorrido por meio de uma nota.