Mesmo a abertura de vagas no módulo 2 (Pecan 2) do Complexo Penitenciário de Canoas, celas de delegacias de polícia e viaturas da Brigada Militar (BM) seguiam abrigando presos na manhã desta terça-feira (31). Conforme a Polícia Civil, 51 presos aguardam vagas no sistema penitenciário em DPs da Grande Porto Alegre. Os números se referem a delegacias de Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
GaúchaZH conferiu a situação em duas das delegacias onde a situação era mais crítica nos último dias. Em Gravataí, três viaturas da Brigada Militar e três policiais militares custodiavam cinco presos. Conforme a Susepe, esses presos estavam há pouco nas viaturas, apenas aguardando o registro da ocorrência.
A situação era melhor do que na segunda-feira, quando 13 presos chegaram a ficar nos veículos. Já em Alvorada, três viaturas e dois PMs custodiavam oito presos, o mesmo número de segunda.
Até o final da noite passada, a Secretaria Estadual da Segurança trabalhava com o dado de que as delegacias e viaturas da Grande Porto Alegre já tinham sido completamente esvaziadas. Informada da situação nesta manhã pela reportagem, a assessoria da pasta disse que iria checar a situação.
A promessa de esvaziamentos das DPs e viaturas foi feita pelo secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer, após a abertura de vagas na Pecan 2. A medida foi possível com o deslocamento de policiais militares para o complexo, enquanto agentes penitenciários não concluem curso de formação. Das 805 vagas do módulo, 303 estavam ocupadas nesta manhã.