A força-tarefa da Polícia Civil que investiga assaltos a ônibus em Porto Alegre deflagrou operação, na manhã desta terça-feira (29), para prender a quadrilha que atuava nas zonas sul e leste da Capital. Cerca de 30 policiais cumpriram cinco mandados de busca e cinco de prisão preventiva na Vila Cruzeiro do Sul, na Zona Sul. Até as 8h40min, três homens foram presos. Dois seguiam foragidos.
Durante as investigações, os agentes identificaram os criminosos através de cartões TRI. O grupo utilizava as passagens de familiares para ingressar nos coletivos e anunciar os assaltos. Dos cinco suspeitos investigados, três são irmãos.
Leia mais:
Polícia desarticula quadrilha que roubava caminhonetes em nove cidades do RS
Exame de DNA confirma identidade de homem esquartejado em Caxias do Sul
Polícia investiga denúncias de maus tratos contra crianças e adolescentes
– Eles usavam os cartões dos pais e de irmãos. Pagavam a passagem primeiro para depois anunciar o assalto – destaca o delegado Carlos Wendt, responsável pela investigação.
A apuração iniciou há dois meses. Durante este período, a quadrilha foi apontada por roubar dois ônibus por semana. Em seis casos, até agora, a polícia conseguiu confirmar a participação dos cinco investigados. O grupo sempre agia armado.
Wendt afirma que os criminosos eram ousados. Um deles fez 18 anos de idade há menos de um mês e, 15 minutos após terminar a comemoração, assaltou um coletivo.
A operação foi chamada de Irmãos Metralha.