A Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado (Susepe) garante que, até o final desta quinta-feira (17), 17 detentos devem ser transferidos do Instituto Pio Buck para o novo centro de triagem de presos provisórios de Porto Alegre. Com isso, o espaço deve preencher as 96 vagas disponíveis.
O centro de triagem foi inaugurado na última terça-feira (15), em uma área dentro do Presídio Central. São 437 metros quadrados erguidos em monobloco de concreto. A obra foi avaliada em R$ 2,9 milhões.
Leia mais:
FOTOS: centro de triagem para 96 presos
Após inauguração de centro de triagem, Governo Sartori pretende desativar Instituto Penal Pio Buck
Do total de vagas, 79 já estão ocupadas, a maioria por detentos que anteriormente ocupavam as dependências do Pio Buck. A Susepe informou que devem permanecer no Pio Buck nove detentos. A expectativa é de que o albergue seja desativado nas próximas duas semanas.
Outro centro de triagem foi anunciado, com previsão de conclusão das obras em 60 dias. Ele também será construído na área do Presídio Central. O objetivo é desafogar as carceragens em delegacias da Região Metropolitana.
Em fevereiro deste ano, o primeiro centro de triagem de presos provisórios foi inaugurado em Porto Alegre. Ele fica junto ao Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), na zona leste da Capital.