O novo centro de triagem para presos que será inaugurado nesta terça-feira (15), em Porto Alegre, vai suprir menos da metade das vagas necessárias para desafogar as Delegacias de Polícia da Região Metropolitana.
A nova estrutura, em área anexa ao Presídio Central, vai possibilitar a abertura de 96 vagas para presos provisórios. No entanto, 216 presos aguardam vagas nas carceragens das delegacias nesta segunda-feira (14), de acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Leia mais
Penitenciária de Canoas, promessa de sete anos sem prazo para ser cumprida
Como o Trovão Azul se tornou o retrato da falência prisional no Estado
Para evitar presos em delegacias, Estado promete criar vagas até dezembro
A ocupação das vagas começará após a solenidade de inauguração, marcada para as 9h30min. O Centro de Triagem se soma ao já existente em uma área do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), que abriga 72 presos, e o Instituto Penal Pio Buck, que tem 45 vagas.
Construção
A estrutura será inaugurada após 28 dias de obras, já que foi erguida a partir da montagem de blocos, assim como a Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan) e a Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba. A empresa Verdi Sistemas Construtivos S.A. foi escolhida sem licitação, ao custo de R$ 2,9 milhões.